Páginas

28 abril, 2008

Em encontro municipal, PT de São Luis resolve apoiar a candidatura do PCdoB

"O resultado final foi de 108 votos a favor da coligação, 97 pela candidatura própria e uma abstenção. Logo após o resultado a corrente liderada pelo deputado federal Domingos Dutra, que apóia Bira do Pindaré, sugeriu que fosse logo votado com quem o PT iria se coligar. Essa proposta foi aceita e a coligação com o PC do B foi quase unânime, vencendo uma possível coligação com o PDT."

Fonte: Blog do Nielsen

25 abril, 2008

“Em Imperatriz, a frente está de costas”

A frase acima é atribuida ao deputado federal Domingos Dutra.

O correspondente do jornal O Imparcial em Brasília, Pedro Henrique, ouviu o presidente regional do PT, sobre os desentendimentos entre o PT, PSB, PDT e PSDB na sucessão municipal de Imperatriz.

Matéria completa aqui.

18 abril, 2008

"Tábuas de pirulito"

Creio que neste ano, todos os blogueiros da cidade já escreveram algo sobre a buraqueira reinante nas ruas e avenidas de Timon. Eu seria a exceção.

Este ano já falei e fiz fotografias do matagal e do lamaçal que atormentam moradores de ruas periféricas do bairro são Francisco.

Mas da buraqueira, nada. Nem uma linha escrevi.

Não que eu ignorasse tantos e tamanhos buracos nas avenidas Teresina, Jaime Rios, Francisco Carlos Jansen, etc. etc. etc....

Mas como todo mundo estava vendo, falando no rádio e escrevendo nos blogs, eu me dava por satisfeito.

Boa parte da "buracaiada" da Av. Carlos Jansen até foi tapada depois que um colega blogueiro reclamou e publicou fotografias na net. Coincidência ou não, mas foi depois.

Então, de maneira alguma eu pretendia falar deste assunto, já que era lugar comum e não gosto de assunto muito "batido".

Mas esses buracos me enchem o saco. Ops.. desculpem a expressão.

Esses buracos infernizam a vida dos motorista. Esses buracos colocam em risco a vida de pedestres e ciclistas. Esses buracos arrebentam os carros, empenam as calhas das motocicletas e das bicicletas, esses buracos...Uhrrrrr.... Ah, esses buracos!

Nem vou mais falar... Digo, escrever.

Então, para extravasar minha angústia com a buracama da cidade, vou fazer uma mostra dos muitos buracos da Av. Piauí.....

Tome buraco!

Tome outro!

Mais outro!


Tome dois de uma só vez.


Tome esse vigiado por radar.


"Mininu!" Timon tá fedendo de chique. Tem até buraco controlado por radar...
Pense num negocio "estrobosférico"?!...

17 abril, 2008

Grande imprensa X Imprensa alternativa

Fonte: Adital

Em entrevista, o doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Bernardo Kucinski, analisa a posição ideológica da mídia e as alternativas de comunicação social.

Para Bernardo Kucinski, "o campo popular não pode culpar a grande imprensa por sua própria debilidade na criação de instrumentos de comunicação".

No jornalismo "tudo é contradição", pois trata-se de uma área de "disputa permanente pelas mentes e corações", avalia Bernardo Kucinski, jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP). Partindo desse princípio, ele chama a atenção para a necessidade de diferenciar a "função político-ideológica da grande imprensa e da imprensa alternativa".

Leia a entrevista aqui.

15 abril, 2008

Cuba-Socialismo: O nome político do amor

Frei Betto *

Fonte: Adital

Por que o socialismo, em tese uma alternativa humanitária ao capitalismo, fracassou na Europa e na Ásia? O capitalismo teve a esperteza de, ao privatizar os bens materiais, socializar os bens simbólicos. De dentro do barraco de uma favela uma família miserável, desprovida de direitos básicos como alimentação, saúde e educação, pode sonhar com o universo onírico das telenovelas e ter fé de que, através da loteria, da sorte, da igreja que lhe promete prosperidade ou mesmo da contravenção, haverá de ter acesso aos bens supérfluos.

O socialismo cometeu o erro de, ao socializar os bens materiais, privatizar os simbólicos, e confundiu crítica construtiva com contra-revolução; cerceou a autonomia da sociedade civil ao atrelar ao partido os sindicatos e movimentos sociais; coibiu a criatividade artística com o realismo socialista; permitiu que a esfera de poder se transformasse numa casta de privilegiados distantes dos anseios populares; e cedeu ao paradoxo de conquistar grandes avanços na corrida espacial e não ser capaz de suprir devidamente o mercado varejista de gêneros de primeira necessidade.

Continua aqui.

11 abril, 2008

São Luis: PT poderá apoiar PC do B

Por Ed Wilson

Chapa petista defende apoio a Flavio Dino

Uma das chapas de delegados ao Encontro Municipal do PT, vinculada ao gabinete da deputada estadual Helena Barros Heluy, apresentou a defesa de uma aliança com o PC do B na sucessão municipal.

O encontro vai debater a tática eleitoral do partido e decidir se os petistas vão coligar ou disputar a eleição com candidatura própria.

Matéria completa aqui.

10 abril, 2008

Edson Vidigal alfineta Jackson?

Pelo menos, é o que pensam alguns.

Vidigal escreve toda quinta-feira no jornal pequeno.

Sua crônica de hoje (10/04/2008) é intitulada "Velho Escroto".

No referido texto, o ex-presidente do STJ discorre sobre coragem e covardia na política.

Há quem interprete que a crônica de hoje transmite o sentimento de algumas lidranças da "Frente" em relação ao Governador Jackson Lago diante de uma possível aproximação deste com Roseana.

E a crônica termina assim: "Popularidade a qualquer preço é demagogia. Assinar a rendição depois de ter ganhado a guerra, isso é coisa de quem quer se livrar mesmo dos aliados ou, no mínimo, aceitar do inimigo cápsulas de cianureto para distribuir entre os que o ajudaram a vencer. Não, amigo, suicídio não comigo, morra sozinho."

Na íntegra aqui.

Chamada de capa do jornal A Hora do Povo


Endereço aqui.

09 abril, 2008

O soldado de inverno marcha novamente


Fonte: Agência Carta Maior

"No dia 18 de abril de 2006 tive minha primeira "morte confirmada". O homem era inocente. Não sei seu nome. Eu o chamava 'o gordo'. Estava caminhando de volta para sua casa e eu atirei contra ele na frente do seu amigo e do seu pai. O primeiro disparo não o matou, eu tinha acertado na região do pescoço. Então, ele começou a gritar e olhou direto nos meus olhos. Ou seja, que olhei para o meu amigo, que estava montando sentinela comigo, e disse, 'Bom, não posso permitir que isto aconteça'. Então atirei outra vez e acabei com ele. Depois disso, sua família levou ele embora. Foram necessárias sete pessoas para levar seu corpo".

Leia o texto integral aqui.

07 abril, 2008

Imagens do fim de semana

Casas alagadas no bairro boa vista em Timon.


A estrada que dá acesso ao povoado piranhas, na margem do rio Parnaíba, foi tomada, em vários trechos, pelas águas do "Velho Monge".



De sobre a ponte da amizade, pode se ter uma bela vista do rio Parnaíba.


Apesar da tragédia, a cheia dos rios Parnaíba e Poty, foi um espetáculo que atraiu muitos visitantes ao parque encontro das águas, na capital Teresina.



Aqui, famoso restaurante às margens do Poty está submerso.


Espetáculo memorável da natureza.



05 abril, 2008

20 mil crianças morrem por ano em conseqüência da falta de saneamento

Fonte: Adital

Mais de 40% das crianças menores de 5 anos na América Latina não têm acesso adequado a saneamento. Cerca de 20 mil delas morrem anualmente antes de completar essa idade em conseqüência de doenças desenvolvidas pela falta de saneamento. Os dados são do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Para Ann Veneman, diretora executiva do Unicef, "a ausência de saneamento adequado tem sérios impactos sobre a saúde e o desenvolvimento social, especialmente para as crianças. Os investimentos na melhoria do saneamento acelerarão o progresso até o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e salvarão vidas".

Na América Latina e no Caribe, 124 milhões de pessoas não possuem instalações de saneamento melhorado. Assim, elas são obrigadas a usar meios como a defecação ao ar livre e instalações deficientes para a disposição de suas excretas. Só 14% das águas residuais da região são tratadas, enquanto 40% dos resíduos sólidos não são dispostos adequadamente, contaminando a terra e os corpos d’água.

A falta de saneamento afeta não apenas às pessoas que vivem em áreas carentes desses serviços, e sim a toda a sociedade, pois mais de 75% das águas residuais do mundo são jogadas no meio ambiente sem tratamento algum, contaminando as mesmas fontes de águas que usamos para beber.

Leia mais aqui.

04 abril, 2008

Sobre o dossiê FHC

Com imagens do blog do onipresente (http://blogdoonipresente.blogspot.com/)

I
Já pensou se essa gastança de R$ 33.213,84, em um só dia, fosse do Lula?



II
Você sabia que foi um tucano quem quebrou o sigilo dos cartões, inclusive do FHC?



III
Veja que coincidência: A pessoa que montou e passou o dossiê para a imprenssa se chama virgílio.



IV
Então tá! Lá vai mais uma: Este senador tucano confessou, em plenário, que passou informações para a imprenssa antes que veja publicasse o tal dossiê.

02 abril, 2008

Por que os inimigos do povo alvejam o PT?

Nos últimos dias o Partido dos Trabalhadores em Timon, como no resto do país, tem sofrido diversos e gratuitos ataques vindos de alguns órgãos do sistema de comunicação social. Grandes jornais, revistas de circulação nacional e redes nacionais de televisão, empreendem uma verdadeira campanha de difamação, na tentativa de descredenciar o PT junto à população.
No município de Timon, seguindo a orquestração nacional, setores atrasados da política local, sentindo-se incomodados com a organização e o conseqüente crescimento do partido, voltam suas artilharias contra o PT e atacam em diversas frentes. No rádio, em portais de internet e através de panfletos apócrifos tentam, sistematicamente, macular a honra de pessoas honestas pelo simples fato de estarem filiadas no partido que está mudando a cara do Brasil.
Ao atacarem nossos companheiros, os abutres de plantão alvejam, na verdade, desmontar o PT, um partido construído em 28 anos de lutas e sacrifícios ao lado e na defesa dos interesses da maioria da população brasileira.
O PT incomoda, e um dos incômodos aos nossos adversários é o fato de o presidente Lula, no 5º ano de seu governo, contar com um índice de 73% de aprovação. Eles estão enervados por saberem que a popularidade de Lula reflete aqui nas eleições municipais e fortalece o PT como instrumento de luta a favor da classe trabalhadora. Os crápulas estão preocupados com o fato de que a população identifica no PT o comprometimento com a causa dos mais pobres desse país, inclusive do povo timonenses.
Os adversários do povo sabem que a população timonense reconhece no presidente Lula, que é do PT, a responsabilidades pelas mais de 16.000 bolsas-família, que em Timon ajudam a melhorar o nível de renda da população. Eles ficam desnorteados quando se dão conta de que milhares de timonenses já foram beneficiados com as casas populares que estão sendo entregues, por exemplo, às populações da Vila Esperança, da Cidade Nova e do Bairro Jóia, graças ao governo popular que se instalou no país, quando o PT e o povo elegeram Lula presidente. Os irrita imaginar que os R$ 68 milhões que chegam ao município, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), irão financiar obras de saneamento, abastecimento d’água, construção de equipamentos públicos e melhorias habitacionais. Os nossos adversários sabem que o PAC vai transformar o município num verdadeiro canteiro de obras e melhorar a vida de nossa gente.
Os inimigos do povo roem-se por dentro, ao terem de reconhecer que foi necessário um ex-sindicalista chegar à presidência do país para que o Brasil se posicionasse como uma nação desenvolvida, respeitada no cenário mundial e que serve de modelo no quesito combate à pobreza.
É exatamente por ter feito opção pelos pobres que o PT se torna alvo de infâmia dos poderosos. Porém, pela justeza da nossa causa, continuaremos lutando ao lado do povo trabalhador, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas, na defesa da liberdade de pensamento e pelo direito que o povo tem de escolher o que é melhor para si.
Na nossa luta não usamos, nem usaremos dos subterfúgios de que lançam mão os inescrupulosos. Assumimos nosso lugar político e assinamos nossos pontos de vista. Entendemos que esconder-se no anonimato, como fazem muitas vezes os inimigos do povo, é uma atitude leviana, além de prova inconteste de que as verdadeiras e más intenções estão camufladas por trás do falso discurso de defensores da moral e da ordem.
O PT em Timon, como partido feito por gente do povo, se congratula e se alia na luta com cada homem e com cada mulher comprometida na construção de uma cidade mais próspera, mais bela, acolhedora, que propicie melhores dias aos seus habitantes. Acreditamos na construção de uma Timon que cause orgulho e eleve a auto-estima de cada cidadão e cidadã que aqui habite.


Timon, 02 de abril de 2008.

Weliton Rodrigues de Oliveira
Presidente do DM do PT em Timon