Páginas

Mototurismo

Você é motociclista ou motoqueiro?





O dicionário Aurélio define motociclista como sendo a pessoa que dirige motocicleta. Define ainda o verbete motoqueiro como sendo sinônimo de motociclista. No entanto, por diversas vezes, vi locutores serem vaiados em eventos motociclísticos, por se dirigirem à platéia tratando-a de motoqueiros. Chamar motociclista de motoqueiro chega a ser um grave insulto. Quando isso ocorre, alguém prontamente acode ao desavisado, que logo se retrata. Mas onde está a diferença então?



O meio motociclístico a que me refiro, é composto por mototuristas1, motogrupistas2 e motoclubistas3. São médicos, advogados, mecânicos, operários, policiais, empresários, profissionais liberais de diversas áreas, donas-de-casa, alguns jovens outros com os cabelos já brancos pelo tempo, pessoas ligadas a diversas atividades laborais, de diferentes classes sociais e de todas as idades que se reúnem para desfrutar do prazer de viajar e compartilhar experiências sobre suas máquinas de duas rodas. Este público que possui uma moda, uma música, um linguajar e um estilo de vida próprios, sente orgulho de ser reconhecido simplesmente como motociclistas. Motoqueiros não! Isso é xingamento. Na linguagem do grupo a diferença é gritante.



Motociclista é a pessoa que usa sua motocicleta de maneira segura e ordeira. O motociclista preocupa-se com a segurança própria e dos outros. O motociclista é companheiro, amigo, cordial, gentil. É alguém que ama a vida e com ela está de bem.


O motoqueiro por sua vez, é alguém que faz arruaça, não respeita as leis de trânsito, está se lixando para segurança e não respeita a própria vida, tampouco tem respeito pela vida dos outros.


Salientadas as diferenças, podemos facilmente identificar tanto motociclistas quanto motoqueiros dentro e fora dos motoclubes e motogrupos. Não é o fato de tornar-se, ou não, membro de um motoclube ou motogrupo que faz do usuário de moto um motociclista ou um motoqueiro. A diferença de um para o outro também não está no tamanho,no preço ou no estilo da moto que ele usa, mas na atitude do indivíduo quando na direção do veículo e na sua relação com a vida.


E você, caro leitor, quer ser reconhecido como motoqueiro ou motociclista?


Weliton Oliveira
É motociclista e empresário.



1 Mototurista – Pessoa que faz turismo usando a moto como meio de transporte;

2Motogrupista – Membro de uma organização informal, chamada de motogrupo;

3Motoclubista – Membro de uma organização formal chamada de motoclube.

Nenhum comentário: