21 outubro, 2013

O nosso petróleo em pauta

Hoje é um dia importante para a empresa brasileira de petróleo, a PETROBRAS. Ela que é uma queridinha na BOVESPA. Mais ainda, este é um dia decisivo para a economia do Brasil, este país que resiste em não entregar seu ouro negro aos colonizaores. O dia de hoje poderá definir o destino das futuras gerações. A união arrecadará royalts para investir em saúde e educação. O leilão do campo de Libra, festejado pela mídia como  "o maior descoberto no mundo desde 2008"(site Valor Econômico), carrega todo este potencial. Sobre este potencial e sobre as formas de exploração desta riqueza toda há controvérsias. Que bom que chegamos a esta situação. Se não fosse a PETROBRAS, a única detentora do direito de exploração e com o dever de participar com no mínimo 30% de capital do consórcio explorador, não haveria polêmica. Viva a PETROBRAS. Viva o Brasil. Não posso deixar de imaginar como seria o leilão se o regime fosse de concessão como antigamente, ao invés do atual regime de partilha. Na concessão o petróleo pertenceria ao vencedor do leilão. Na partilha o petróleo pertence à união, que paga aos exploradores com parte do produção. Se ao invés da PETROBRAS estivesse no negócio uma tal de PETROBRAX em que tentaram transformar nossa estatal para vender a preço de banana. Dificilmente a polêmica existiria. Ou alguém já ouviu discutir-se o valor, a quem pertence e como será usada a riqueza da VALE (companhia Vale do Rio Doce)?

Como sou leitor de "Blogueiros Sujos", além da mídia tradicional, quero disponibilizar os links de alguns artigos interessantes para alimentar a polêmica:


Conversa Afiada:
http://www.conversaafiada.com.br/economia/2013/10/20/viva-o-leilao-lula-retomou-a-petrobras-do-fhc/

http://www.conversaafiada.com.br/economia/2013/10/21/o-genro-e-o-pires-venderam-libra-a-preco-de-banana/

Valor Econômico:
http://www.valor.com.br/brasil/3309640/leilao-do-megacampo-de-libra-pode-ter-um-so-consorcio 

Tijolaço:
http://tijolaco.com.br/index.php/a-horas-de-libra-ficar-com-a-petrobras-as-raposas-uivam-para-as-uvas-perdidas/

Uol:
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/21/tentativa-de-invasao-a-area-do-leilao-do-pre-sal-deixa-ao-menos-2-feridos.htm

Postar um comentário